Um novo programa lançado pela prefeitura de Joinville, no Norte de Santa Catarina, promete ampliar a jornada de estudos dos alunos de 6º a 9º ano das escolas municipais com atividades no contraturno.
O “Trilhas da Educação” foi lançado na terça-feira (2) pela Secretaria de Educação e será viabilizado por meio de parcerias com instituições de ensino. Na primeira etapa, 576 alunos serão atendidos pelo Senac, Centro Educacional Dom Bosco e Instituto Priscila Zanette.
A partir desta semana, 200 alunos começam a participar no contraturno educacional oferecido pelo Senac. Eles são estudantes das escolas Valentim João da Rocha, Professora Karin Barkemeyer e Professor Bernardo Tank, do bairro Vila Nova.
Serão oferecidas quatro aulas diárias preparadas de acordo com a faixa etária dos estudantes, com foco em tecnologia, culinária e artes, além de oficinas de empreendedorismo e bem-estar.
Os alunos também terão, todos os dias, um período para realizarem as atividades escolares, como lições de casa e estudos para as avaliações, momento em que serão acompanhados por um pedagogo.
“A ideia é que os alunos tenham atividades diferentes. É uma oportunidade para que eles se conheçam melhor e descubram talentos, que possam pensar em caminhos que poderão seguir futuramente na escolha de uma faculdade e, posteriormente, de uma profissão”, explicou Diego Calegari, secretário de Educação.
As aulas do programa Trilhas ocorrem de segunda a sexta-feira, com 3h20 de duração. Segundo a prefeitura, todos os alunos receberão transporte no trajeto entre a escola e a instituição, além de almoço na unidade escolar e lanche no intervalo do contraturno.
Na próxima semana, alunos das escolas Professor Sylvio Sniecikovski e Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, do bairro Jardim Paraíso, iniciam as aulas no Centro Educacional Dom Bosco.